sexta-feira, 28 de outubro de 2011

UM ESTUDO EM VERMELHO

Atenção , Literatos!!

Dia  3 de novembro, as oito melhores redações produzidas durante a oficina serão preminadas com o livro UM ESTUDO EM VERMELHO.

Caprichem nos textos e boa sorte!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

REDAÇÃO PRODUZIDA DURANTE A OFICINA DE TEXTOS.

REDAÇÃO PRODUZIDA PELA ALUNA BRENDA PINHEIRO que é  aluna do 8º ano/ 7ª SÉRIE do colégio AVANTE e aluna do curso O LITERATO.

Certa vez, um anão ruivo estava andando calmamente rumo a uma agência de empregos. Ao chegar no balcão, a moça que estava atendendo ficou alguns minutos olhando para o horizonte em busca do candidato. Até que o anão ,agoniado com a situação, subiu numa cadeira para que a moça pudesse enxergá-lo.  Ao olhar o anão, quase que imediatamente, a mulher disse: - Tenho um emprego que lhe serve, moço!! Passe amanhã bem cedinho na loja Encantos!!
No dia seguinte, o anão acordou bem cedo se arrumou todo e até maquiagem passou no rosto para causar boa impressão. Ao sair de sua casa, percebeu que estava nevando bem fraquinho decidiu que pegaria o metrô para evitar atrasos em seu primeiro dia de trabalho.
Ao chegar em seu trabalho, percebeu que havia muitos enfeites natalinos em todos os cantos da loja e estavam tocando músicas de natal. Ao dirigir-se para interior da loja viu que havia muitas crianças que formavam uma fila enorme.
O anão achou estranho e pensou “o que essa criançada está fazendo aqui nessa fila de emprego?”. Sem ter opção, entrou na fila e finalmente quando chegou a sua vez ficou frente a frente com o Papai Noel que aborrecido lhe disse: “Oh, Rapaz, isso é hora??? Cadê a tua roupa de duende???”


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL - Diário pessoal e Diário de ficção.

Relembre um episódio de sua vida, uma data que foi importante, uma pessoa, um susto, uma alegria e redija um texto como se fosse uma página do seu diário. Atenção para com os aspectos formais e de conteúdo desse gênero textual. 

Se você preferir e achar mais interessante, elabore um texto mais próximo do diário de ficção e lembre-se de seguir as orientações que foram dadas em sala de aula. 



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE REESCREITA - APLICAÇÃO

Usando os seus conhecimentos adquiridos nas aulas sobre COESÃO TEXTUAL , leia com atenção o texto abaixo e reescreva-o fazendo as adaptações necessárias para que ele se torne coeso e coerente.

Colégio X
Reunião de professores – 30/05/2009

INDISCIPLINA: Professores devem dar orientação aos alunos para que mantenha a ordem e a disciplina na sala de aula, não deixando que aconteça os problemas, caso aconteça encaminhar imediatamente à coordenação.
HORÁRIO: A coordenação está fazendo um trabalho rigoroso para melhorar o atraso dos alunos, por favor, não atrase e na troca de professor deixar a sala arrumada para o outro professor. Na saída dos alunos, o professor deverá ser o último a sair sempre.
ALUNOS ESPECIAIS:
Dar uma atenção especial aos alunos especiais, verificando se o aluno copia, colocar as datas e marca as atividades solicitadas.
Qualquer situação especial informar a coordenação.
RECUPERAÇÃO
Os professores deverão escolher 2 assuntos para dar aula de revisão para todos os alunos no período de 04 à 07 de agosto funcionando como aula de recuperação.
No período de 10 à 14 de agosto, acontecerão as provas de recuperação somente para os alunos que realmente estiverem em recuperação em horário contrário.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Premiação!

Lembramos aos nossos Literatos que ao final de nossa oficina as três melhores produções textuais serão premiadas!!

Quem será que levará a NOVA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA do professor Domingos Paschoal CEGALLA?